Saiba sobre Passo a Passo Paredes de Concreto – Estrutura 1

Após uma análise comparativa criteriosa entre os sistemas e a definição do sistema de Paredes de Concreto para seu projeto, é hora de iniciar o planejamento completo de todas as etapas do empreendimento. Com um projeto já bem pensado e voltado para a melhor execução possível do sistema, conforme explicado no post anterior, chegamos ao próximo passo: planejamento e execução da estrutura.
A estrutura é uma etapa fundamental pois é nela que as principais vantagens do sistema aparecem: economia na mão de obra e prazo de obra. Com a possibilidade de concretar todos os dias o jogo de forma (seja uma, duas ou quatro unidades), sua obra será executada em um período substancialmente inferior quando comparado com qualquer outro sistema, enquanto a forma (principalmente a de alumínio) trará uma economia de custos diretos e indiretos de mão de obra – seja no desembolso financeiro mensal, seja no custo indireto relacionado ao prazo da obra, entulhos, qualidade e retrabalho.
A organização e o planejamento do empreendimento contribuem de forma considerável para a minimização dos riscos de não conformidades e para a garantia de custos e prazos. Variáveis importantes nesta etapa: plano de ataque da obra, planejamento executivo das atividades, agenda de contratações, fornecedores sintonizados com o processo e um plano de monitoramento alinhado com as atividades e premissas do planejamento executivo.
1º Passo: Canteiro de Obras
A organização de um canteiro de obras e o planejamento das atividades que serão desenvolvidas são fundamentais para o bom andamento da obra. Considerando que o sistema de paredes de concreto transformará o canteiro em uma “fábrica” de unidades residenciais, a concepção do mesmo deve ser pensada como tal.
A coleta de informações para implantação do canteiro deve contemplar os volumes de insumos e suas condições de armazenamento, a sequência cronológica da execução, a movimentação dos equipamentos e a rotina interna das equipes devem ser todas mensuradas para que se tenha um canteiro funcional e produtivo.
Além disso, a organização do canteiro e a limpeza do mesmo são características fundamentais para um sistema de construção industrializada como o de Paredes de Concreto.
2º Passo: Infraestrutura e Fundações

Etapa crucial para o início perfeito da estrutura, a fundação deverá ser feita de acordo com o indicado em projeto – geralmente o Radier é a opção mais indicada e utilizada. Após a execução da infraestrutura e da terraplanagem, a fundação deve ser executada com um nivelamento rigoroso, pois será nela que as formas serão montadas e qualquer imperfeição aparecerá no alinhamento e prumo dos painéis.

Outro ponto muito importante nessa etapa é a marcação da ferragem, assim como o posicionamento das instalações sanitárias, que devem ser criteriosamente executadas e conferidas de acordo com o projeto estrutural para que não se tenha surpresas na montagem.
3º Passo: Armação

A armação adotada no sistema de parede de concreto in loco tem como requisitos básicos: resistir a esforços de flexo-torção nas paredes, controlar a retração do concreto e estruturar e fixar as tubulações de elétrica, hidráulica e gás. Na maioria das vezes, utilizam-se telas soldadas posicionadas no eixo vertical das paredes ou nas duas faces – dependendo do dimensionamento do projetista –, além de barras em pontos específicos, tais como cinta superior nas paredes, vergas, contravergas, entre outras.
A montagem das telas soldadas e reforços deve seguir estritamente o projeto estrutural. Primeiramente, deve ocorrer a montagem da armadura principal e, em seguida, as armaduras de reforços, ancoragens de cantos e cintas. Devem ser utilizados espaçadores que garantam o posicionamento das telas e a geometria dos painéis em obediência ao projeto. É imprescindível que o cobrimento especificado para a armadura no projeto seja mantido.
No próximo post continuaremos o passo a passo da estrutura, com o detalhamento das instalações elétrica, hidráulica e montagem das formas!