Saiba sobre Passo a Passo Paredes de Concreto – Estrutura 2
No último post inciamos a explicação dos passos necessários para a montagem da estrutura, mostrando os detalhes de um canteiro de obras eficiente, a infraestrutura e fundação necessárias e a montagem da armação. Nesse post iremos continuar o passo a passo da estrutura, explicando as montagem das instalações elétricas e hidráulicas.
4º – Instalações Elétricas
Essa, juntamente com as instalações elétricas, devem “caminhar” sempre uma ou duas unidades antes das formas, pois após a concretagem a próxima unidade já estará preparada para recebê-las.
Toda instalação elétrica de baixa tensão deve seguir a Norma Brasileira ABNT NBR 5410:2004 e para o sistema de parede de concreto a Norma ABNT NBR 16055:2012, sendo necessário atenção redobrada aos quesitos do item 13.3 (Instalações): “Não se admitem tubulações horizontais, a não ser trechos de até um terço do comprimento da parede, não ultrapassando 1m, desde que este trecho seja considerado não estrutural. Em nenhuma hipótese são permitidas tubulações, verticais ou horizontais, nos encontros de paredes.”
Para obtermos melhores resultados devemos utilizar produtos específicos para esta etapa: eletrodutos reforçados (laranja), caixinhas elétricas impermeáveis desenvolvidas para o sistema com tampas que evitem a entrada de nata de cimento durante a concretagem durante e quadros elétricos também impermeáveis e com tampas de proteção. O mercado atual já dispõe de alternativas consolidadas nas instalações elétricas no sistema parede de concreto, algumas delas já industrializadas em forma de kit´s (kit chicote elétrico).
Assim como as outras, essa etapa deve ser executada e conferida minuciosamente, pois havendo qualquer deslocamento dos eletrodutos é grande a possibilidade de aparecerem fissuras no concreto. Eles deverão ser bem posicionados e montados com todos os espaçadores necessários.
5º Passo: Instalações Hidráulicas
Por conta da determinação normativa, todas as soluções previstas para as instalações hidro sanitárias devem estar preferencialmente dispostas em shafts localizados externamente às paredes de concreto, para que se atenda as exigências de manutenibilidade das mesmas ao longo da vida útil da edificação. De qualquer maneira, o embutimento ou não dessas instalações é definido exclusivamente pelo projetista estrutural, uma vez que ao fazê-lo a estrutura da parede fica comprometida.
Pela agilidade e repetitividade do sistema parede de concreto, é necessário buscar ainda na etapa de projetos as soluções industrializadas e se possível já montadas em kit´s (tipo pex) que tornam a execução dos serviços mais rápidas e com maior produtividade. É interessante também agrupar as instalações dos banheiros e da cozinha para que a montagem seja mais eficiente.
O mercado já disponibiliza soluções bastante racionalizadas e algumas já industrializadas em forma de kit´s, proporcionando garantia de qualidade de montagem na obra. O kit acelera o processo de instalação hidráulica com elementos industrializados e pré-montados dentro da indústria, garantindo a qualidade final do produto, já que eles passam por testes rigorosos nas fábricas.confiabilidade da solução. Hoje já temos no mercado Chicotes Hidráulicos, Chassi de Esgoto e Chassi de Chuveiro. Sua montagem é muito simples, sendo necessário somente que sejam encaixados nos passantes de acordo com projeto.
No próximo post explicaremos detalhadamente a montagem das formas e todas suas etapas.