Saiba sobre Passo a Passo Paredes de Concreto – Montagem das Formas
Após a montagem de toda a parte elétrica e hidráulica, iniciamos agora o passo a passo para montagem das formas.
1º Passo: Recebimento e separação dos painéis
Após receber as formas em obra, ela deverá ser descarregada próximo ao radier e imediatamente é necessário fazer a conferência de todas as peças para que não se tenha nenhum contratempo na montagem – isso é feito juntamente com um encarregado do fornecedor (no nosso caso, nosso supervisor estará em obra para acompanhar esse processo). Após a conferência, inicia-se a separação dos painéis por cômodo (mais uma vez, no caso da Neo AluForm todos os painéis são devidamente marcados de acordo com o projeto, onde cada cômodo possui uma cor diferente, facilitando muito essa etapa) para então iniciar a montagem.
2º Passo: Marcação na fundação
Antes o início da montagem é necessário fazer a marcação de todas as paredes dos cômodos conforme delimitações do projeto, geralmente feito com um giz de linha de preferência colorido. Após a marcação dos dois lados da parede, os “bolachões” são instalados para garantir a montagem com alinhamento das formas.
3º Passo: Desmoldante
Com o objetivo de formar uma fina camada de proteção entre a forma de alumínio e o concreto, o desmoldante impede a aderência entre ambos, facilitando assim a desforma, aumentando a vida útil da forma e trazendo a qualidade esperada do concreto acabado. Sua aplicação é necessária todas as vezes que a forma for concretada, após retirar os excessos de concreto que possam se acumular após a concretagem, e é feita utilizando um rolo de lã anti-gotas. Sua utilização deve seguir as recomendações do fabricante, que hoje são vários no mercado e em média sugerem um índice de aproveitamento de 0,02 litros / m² de forma.
4º Passo: Montagem das formas
Com as etapas acima concluídas, inicia-se a montagem dos painéis de acordo com o projeto executivo do fornecedor, que deve ser de fácil entendimento para todos na obra (os projetos da Neo AluForm são todos coloridos, com cortes e vistas de todos os cômodos, além da já mencionada identificação dos painéis por cômodos). A montagem é iniciada no canto externo, e a partir dele monta-se todo o restante das paredes. Os painéis são travados com pinos e cunhas, e os espaçadores (faquetas) são utilizadas para definir a espessura da parede, travando uma forma na outra. Esses espaçadores devem obrigatoriamente ser envolvidos por uma proteção plástica para que seja possível sua desforma (abaixo).
A maneira mais indicada para a montagem é executando os dois lados da forma ao mesmo tempo, pois isso garante o alinhamento das paredes, porém há também a opção de montar primeiramente somente o lado interno, e então vir fechando o outro lado. Essa segunda opção geralmente é utilizada por uma mão de obra que já possui mais experiência no sistema.
Após a montagem das formas das paredes iniciam-se a montagem dos cantos “L” e painéis de laje, que são apoiados em vigas de alumínio (imagem) travadas nas paredes facilitando a montagem dos painéis horizontais. Após a montagem das paredes e lajes as escoras são posicionadas tanto nas vigas quanto nas formas de escoramento fixo (comumente chamadas de reescoramento), e na sequencia os alinhadores e os esquadros que garantem uma concretagem perfeita. Por ultimo são montados os fechamentos dos vãos de portas e janelas, juntamente com os “trava-portas” (imagem) posicionados no pé das mesmas para garantir o vão determinado em projeto.
Após a montagem completa das formas é fundamental que o encarregado faça uma conferência criteriosa, medindo todos os cômodos e verificando o prumo e alinhamento, para que assim não se tenha nenhum retrabalho após a concretagem.
6º Passo: Desforma
Entre 12 e 24h após a concretagem já será possível iniciar a desforma, pois nesse tempo o concreto já alcançou sua resistência mínima. Inicia-se a desforma com a retirada de todos os alinhadores, suporte de alinhadores e esquadros, para então retirar primeiramente os painéis de canto interno e fechamentos de portas e janelas, para então desformar toda a parede e transportá-la para a próxima unidade. Após a desforma da parede inicia-se a desforma dos painéis de laje, deixando as formas de escoramento fixo com suas respectivas escoras, e por ultimo retira-se os painéis de canto “L”.
O próximo post será um guia completo sobre CONCRETO: escolha correta, concretagem, cura, fissuras e muito mais.